Bolsas e oportunidades de intercâmbio!

sábado, 31 de maio de 2014

Olá galerinha,

Hoje como explanado no post anterior Saindo da Rotina, vou falar um pouquinho dos projetos de intercâmbio que as instituições particulares, federais e o próprio governo brasileiro, têm para os cursos superiores.

Começo falando dos projetos do Governo, temos o Programa ciências sem fronteira desenvolvido pelo MEC (Ministério de Educação) e o MCTI (Ministério da ciência, tecnologia e Inovação) com o propósito de encaminhar os estudantes de graduação e pós para que façam estágios no exterior, tendo como requisitos o curso inscrito no projeto e, já cumprido no mínimo 20% da carga horária do curso. O site do projeto é bem explicativo, trata tudo, dos valores de Auxílios, das instituições envolvidas, dos questionários de inscrição (...). Deem uma olhadinha.

Outro projeto do Estado é o Programa Fundação Estudar. Famosa pelo projeto menor embaixador, além desse incrível plano de incentivo eles tem inúmeros projetos de bolsas de estudos e entre elas esta o intercâmbio. Para tentar é só ter a idade de 15 a 18 anos, e estar engajado em atividades sociais. Importante também ser fluente na língua inglesa porque o curso é feito nos EUA. Esse projeto tem etapas mais rígidas. Super indico para a garotada que está entrando no ensino médio, ou 10 anos, e está focado em estudar fora ou em qualquer universidade do Brasil.

Quanto às instituições particulares é preciso saber se a sua Universidade ou Faculdade tem convênio com alguma instituição estrangeira. No meu caso a Universidade de Vila Velha (UVV) possui duas bolsas distintas de intercâmbio: a com instituições conveniadas e uma em parceria com o Banco Santander (Bolsas Ibero-Americanas). O interessante do convênio é que torna mais fácil a sua estadia em outro país. Normalmente as universidades anfitriãs oferecem dormitório, refeição dentro da instituição, você fica isento de pagar propinas. 

A bolsa do Banco Santander dá oportunidade a todo estudante que tenha uma conta junto ao banco, independente da relação com a instituição de ensino, desde que esteja cursando a universidade. É super simples participar, e eles dão toda a estrutura, além de ter uma agência espalhada por toda Europa. Porém as vagas são restritas. Inclusive estão abertas as inscrições, corre lá e se inscreve!

Bom no meu caso, eu aproveitei a parceria da UVV e o Santander. Ganhei a Bolsa Ibero-Americana e para cortar todos os gastos escolhi a Universidade do Porto, que já era conveniado com a UVV de longa data. Ganhei um auxilio e ainda não estou pagando nada por cursar cinco cadeiras na Faculdade de Direito na Universidade do Porto. Galera! Pensa em um lugar que o aluno é bem recebido, tudo super organizado, nota 10 em mobilidade. Ah... mas vou controlar os meus dedos e deixar esse papo para outro Post.

Ufa.. deu para dar uma geral! Bom, agora se preparem que o próximo tema é sobre Passaporte e Visto.

Bom dia, Boa tarde ou Boa noite.


Mil Beijinhos. ^^

0 comentários:

Postar um comentário







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!